sexta-feira, 20 de agosto de 2010

PHOTOSHOP CS5: Como remover objetos em primeiro plano

----------------------------------------------------------
Ou: como remover o objeto em primeiro plano sem perder o plano de fundo. 
Nem todos ainda possuem a versão CS5 do Adobe Photoshop, portanto, não conhecem, ainda, uma das maiores novidades do aplicativo, que é o recurso denominado Fill / Content-aware.
Com ele, tornou-se muito fácil recortar uma imagem centralizada no canvas, por exemplo, e manter os pixels do plano de fundo. Normalmente, dá certo, porém, não são todas as imagens que terão sucesso, devido à complexidade dos próprios pixels (quantidade informações de cores e tons, nesse caso).
Mas, vamos fazer um pequeno teste: primeiro, baixe a imagem abaixo, pois é com ela que vamos trabalhar.

Abra o arquivo no seu Photoshop CS5 e siga os procedimentos:
1. Selecione a ferramenta Pen, clicando sobre o botão correspondente na caixa de ferramentas, ou teclando [P].
2. Faça o recorte em torno da motocicleta, lembrando-se sempre de não fazê-lo tão rente, pois as informações dos pixels em torno da objeto que será removido são importantes para a composição do "novo" plano de fundo. Com esse recorte, você está compondo um path da imagem.
3. Ao concluir o recorte, vá ao painel Paths. Clique duas vezes sobre o Work Path e tecle [Enter], a fim de salvar esse recorte.
4. Com a tecla [Ctrl] pressionada, clique sobre a miniatura deste mesmo path, o que fará selecionar a área da motocicleta, seguindo o recorte feito.
5. Tecle [Shift] [F5], ou clique em Edit/Fill, fazendo abrir a caixa de diálogos correspondente, como mostra a figura abaixo.



6. Nela, abra o menu Use e escolha a opção Content-aware. Tecle OK. Em segundos, a imagem estará como mostra a figura a seguir.

Pronto! Viu como é fácil? Experimente, depois, fazer o mesmo, porém, usando a opção de blend Multiply, que pode ser selecionada na caixa de diálogos Fill, parâmetro Mode. A impressão que se dá, com essa opção, é que a imagem está "gravada" no plano de fundo.

Espero que tenha gostado! Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário