terça-feira, 13 de abril de 2010

PHOTOSHOP: Como aplicar brushes corretamente

--------------------------------------------------
Considere este post como a segunda parte de PHOTOSHOP: Como aplicar o glow e outros efeitos. E, se quiser saber como baixar novos brushes para seu Photoshop, consulte o post PHOTOSHOP: Como baixar e instalar novos brushes.

O que vamos fazer aqui é adicionar à imagem trabalhada no post anterior novos elementos, que serão imagens feitas a partir de alguns brushes. É altamente recomendável que você tenha salvo o arquivo do post anterior, ok? Se você não o seguiu, sugiro que o faça, a fim de dar continuidade aos procedimentos a seguir.

Vamos, então, aos procedimentos:
1. Abra o arquivo PSD que você salvou - o que contém os layers da Ferrari e os efeitos aplicados.
2. Por enquanto, a imagem está como mostra a figura abaixo. Note, no painel Layers, que a imagem é composta inteiramente por camadas, cada qual com uma imagem e/ou efeito. Clique na camada 'Layer 3', que contém o efeito de fibras (onde foi aplicado o efeito Fibers) e uma máscara. Adicione uma nova camada acima desta.


3. Escolha a ferramenta Brush, teclando [B]. Para escolher um novo tipo de brush, abra o menu que fica localizado na barra de propriedades, como mostra a figura abaixo. Se não for o tipo de brush que deseja, clique naquele botãozinho localizado à direita do parâmetro 'Master Diameter', do próprio menu que está aberto.
Em destaque, o botão que permite abrir o menu
de opções de brush. Para abrir outro tipo/grupo,
clique naquele botãozinho à direita do parâmetro
que corresponde ao diâmetro/tamanho do brush.

4. O diâmetro do brush dependerá do tipo que você escolheu, mas, para este exemplo, estou usando algo como 350 pixels. Antes de clicar, porém, vamos fazer com que o pincel seja configurado para "imprimir" na imagem diferentes formas e cores a cada clique. Para isso, faça o seguinte:

a. Tecle [F5], a fim de abrir o painel Brushes (figura abaixo).


b. Marque as caixas de verificação 'Shape Dynamics' e 'Color Dynamics'. A primeira fará com que, a cada clique, a forma ou tamanho da figura seja diferente. A segunda faz com que as cores aplicadas sejam diferentes a cada clique. Mas, além disso, podemos definir o tamanho mínimo para a mudança da forma do objeto. Clique diretamente na opção 'Shape Dynamics', para visualizar suas propriedades. Veja que há a propriedade 'Minimum Diameter': dê clique duplo na sua caixa de entrada e digite 60%. Mais embaixo, em 'Angle Jitter', digite 20%, para que o ângulo do objeto também se altere. Por fim, os mesmos 20% para a propriedade 'Roundness Jitter', para determinar o percentual de rotação do objeto.

5. Agora, vamos ao que interessa. Com a nova camada selecionada, comece a clicar em pontos aleatórios da imagem, a fim de inserir alguns novos elementos, no caso, o objeto selecionado no brush.
6. No painel Layers, altere o nível de opacidade da camada Layer 4 para 25%.
Você pode conseguir resultados bastante interessantes, como o da imagem abaixo.


6. Salve novamente seu arquivo no Photoshop, teclando [Ctrl] [S].

Bons sites para você baixar brushes interessantíssimos:

BRUSHEEZY   -  MY PHOTOSHOP BRUSHES  -  PS BRUSHES

Boas artes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário