segunda-feira, 12 de abril de 2010

PHOTOSHOP: Como aplicar o glow e outros efeitos

-----------------------------------------------------------
Os procedimentos que iremos executar a seguir resultam num efeito muito bacana, e que pode ser aplicado a fotos pessoais, fotos de catálogos de moda, imagens na web, artes digitais, enfim, uma vasta gama de aplicações. Iremos trabalhar com:
· conversão de fundo branco para transparente;
· criação de novas camadas;
· definição de path e conversão deste em seleção;
· criação de camada com preenchimento gradiente radial;
· sobreposição de camadas (colocar uma que está embaixo sobre a outra, que está em primeiro plano);
· redefinição da borda da camada, adicionando suavidade a ela;
· saber o que é e como aplicar o feather;
· aplicação de glow (brilho intenso) na imagem.


Primeiramente, baixe a imagem original a seguir, clicando uma vez sobre ela. Na janela onde somente ela será exibida, clique com o botão auxiliar (normalmente, o direito) do mouse e, no menu suspenso, clique no comando  'Salvar imagem como'. Guarde o nome da pasta onde o arquivo será armazenado para recuperá-lo mais facilmente, depois.


Já no Photoshop, vamos recortar esta imagem, separando o automóvel do fundo branco, para aproveitar somente o carro. Siga, então, esses procedimentos:
1. No Photoshop, abra o arquivo da Ferrari, que está naquela pasta onde você baixou o arquivo.
2. Como a imagem está bem definida, não será difícil recortarmos o carro. Selecione a ferramenta Magic Wand - teclando [W] -, determine uma tolerância de 25 para a seleção (esse valor pode ser alterado no parâmetro Tolerance da barra de propriedades) e clique na área em branco.

(1) Clique duas vezes na faixa azul (não sobre o rótulo do layer ou
 sobre o ícone, mas na faixa azul, como indicado aqui. Isso irá 
abrir a caixa de diálogo New Layer (2).


3. Converta a camada de background em uma camada "solta". Para isso, clique duas vezes sobre a faixa azul da camada background, fazendo surgir a caixa de diálogo 'New Layer'. Apenas tecle [Enter] ou clique no botão OK. Tem-se, então, a camada 'Layer 0'.
4. Com a área branca ainda selecionada, tecle [Delete]. Observe que o fundo quadriculado indica que ele, agora, é transparente.


Ok. Agora, vamos trabalhar o fundo que essa nova imagem deverá ter. Vamos aos procedimentos:
1. Crie uma nova camada, teclando [Ctrl] [Shift] [N]. Ela será chamada de Layer 1 (a não ser que você prefira alterar o nome).
2. Dê clique duplo na faixa azul desta nova camada, a fim de abrir a caixa de estilos 'Layer Style' (fig. abaixo). Nesta caixa, clique e selecione a opção 'Grandient Overlay'.


3. Abra o menu Gradient e escolha uma combinação que vá do preto ao roxo, ou um vermelho bem escuro e aplique seu estilo como 'Radial', com ângulo de 90º. A pocentagem de Scale pode variar entre 95 e 100%. O vermelhão deverá ser o centro do preenchimento gradiente. Marque a opção 'Reverse', caso isso não aconteça normalmente. Clique OK para concluir a ação.
4. Agora, o que temos que fazer é aplicar o preenchimento, já que a camada estava "vazia", quando foi criada. Alterne para o baldinho de preenchimento, clicando a tecla [G], e clique na área da imagem. O que será visto é algo como mostra a figura a seguir.


5. Veja que a camada do carro encontra-se em segundo plano, portanto, não permitindo visualizar seu conteúdo. Para mover uma camada para cima de outra, no painel de camadas, posicione o apontador sobre 'Layer 0', pressione e arraste o mouse para cima, até visualizar uma barrinha fina sobrepor a camada 'Layer 1'. Libere o mouse, nesse instante.


6. Agora, o veículo está sobre o gradiente, que passará a ser tratado como o background dessa imagem. Temos que recortar a área branca em torno da sombra do carro, pois ela é tida como um ruído, uma sujeira na imagem. Vamos fazer isso usando a caneta (Pen Tool), que pode ser ativada com a tecla [P], mas, antes, aproxime a imagem, até que você tenha uma boa visualização dos detalhes e das nuances do local onde você irá recortar.
7. Durante a "marcação" da área de recorte, se for preciso invadir a sombra, não tem problema. Só não passe a linha sobre o carro, ok? Para quem não sabe usar essa ferramenta: primeiramente, observe, na barra de propriedades desta ferramenta, um grupo de três botões, localizado logo abaixo dos menus 'Edit' e 'Layer'. Estes botões definem opções de funcionamento da ferramenta e você vai selecionar o do centro, correspondente a 'Paths'. 
8. Aproxime a imagem. Para criar o "caminho", dê um clique no ponto inicial. No caso, o local indicado na figura abaixo.


Veja o local sugerido para o primeiro clique com a Pen Tool. Depois,
siga o contorno do carro, para a direita, de forma a envolver somente
a sombra e a área branca "abaixo" do carro.

8. Dê o primeiro clique e mova o apontador para outro ponto, clicando mais uma vez e, sem liberar o botão do mouse, arraste-o para que a linha da ferramenta faça uma pequena curvatura. Isso assegura a continuação da linha contornando o objeto. Você pode clicar todas as vezes que achar necessário "fazer uma curva" com a linha da caneta. O caminho (path) todo deverá ser fechado, sendo que o último clique será no mesmo local onde você clicou a primeira vez, ou seja, deu o start para criar esse caminho. Veja, na figura abaixo, como deverá ser o caminho feito pela caneta.

Veja o caminho (path) abaixo do carro, delimitando a área
que será removida. Os quadrinhos ao longo do path indicam os pontos
onde foi clicado para criar um nó. Os nós permitem alterar o caminho,
quando arrastados com a ferramenta de seleção direta - tecla [A]

9. Terminado o path, vá ao painel Path, que divide a mesma janelinha de Layers. Lá, assim como o layer, há um ícone correspondente ao path (Work path). Mantenha a tecla [Ctrl] pressionada e clique uma vez sobre o ícone deste path. Note que a linha de path abaixo do carro tornar-se uma linha de seleção. Tecle [Ctrl] [Alt] [D], a fim de abrir a caixa de opções de feather. Este recurso permite suavizar as bordas da área atualmente selecionada, na hora de seu corte. Defina o valor de feather a 6 pontos e clique OK.

O valor que você inserir no parâmetro feather influenciará na
suavidade do corte da área selecionada abaixo.
10. Tecle [Delete]. Observe a suavidade deixada nas bordas da área anteriormente selecionada. Agora, tecle [Ctrl] [D] para cancelar a seleção.
11. Agora, vamos redefinir as bordas da imagem do carro. Portanto, mantenha a tecla [Ctrl] pressionada e dê um clique sobre o ícone do layer correspondente. Veja que o carro tem seu contorno selecionado.
12. Clique em 'Select > Redefine Edge', ou tecle o atalho [Ctrl] [Alt] [R], o que fará abrir a caixa de diálogo correspondente ao comando (fig. abaixo).

Preencha os parâmetros com os valores sugeridos.

13. O bom deste comando para redefinição de bordas, é que você tem a oportunidade de configurar vários aspectos relacionados, tais como: contraste, suavidade (smooth e feather), diminuir ou expandir a área de seleção (contract/expand) e o montante de  pixels no efeito (radius). Feitas as configurações, clique OK.
14. Vamos, agora, adicionar uma máscara a esta camada. Clique no botão ADD LAYER MASK, localizado na parte inferior do painel LAYERS, ou clique em LAYER > LAYER MASK > REVEAL SELECTION.
15. Agora, vamos aumentar o contraste da imagem do carro. Clique sobre o ícone do carro - e não da máscara - na layer correspondente e, em seguida, clique em IMAGE > ADJUSTMENTS > BRIGHTNESS/CONTRAST. Altere os valores para o que é sugerido na figura abaixo.

Para selecionar a layer, ao invés de sua máscara,
clique diretamente sobre seu ícone

Determine estes mesmos valores para o brilho e o contraste
da imagem.
16. Vamos, então, adicionar algum "ruído" na imagem, por meio do filtro Noise. Clique em FILTER > NOISE > ADD NOISE, abrindo a caixa de diálogo correspondente. Preencha-a com o valor sugerido na figura abaixo. 



17. Agrupe a camada atual, para que ela seja parte de um grupo de camadas. Para isso, mantenha a camada do carro (e sua máscara) selecionada e clique em LAYER > GROUP LAYERS, ou tecle [Ctrl] [G].
18. Alterne para a ferramenta de seleção elíptica, teclando [M] e, em seguida, [Shift] [M]. Determine o Feather, na barra de propriedades acima da janela da imagem, como 30 pixels, bastando digitar o número no campo correspondente. Em seguida, crie, com o mouse, uma elipse em torno da imagem, como visto abaixo. A elipse é um círculo imperfeito e não tem problema se você não conseguir envolver todo o carro.


19. No painel de camadas (Layers), certifique-se de que a seleção está sobre o grupo, e não à camada do carro com sua máscara. Em seguida, abra novamente o menu LAYER, aponte o mouse para LAYER MASK e clique em REVEAL SELECTION. Veja que as partes do veículo que não foram selecionadas pela seleção elíptica ficam levemente escurecidos, devido ao esmaecimento ocorrido com o comando Reveal Selection.
20. Agora, selecione a camada correspondente ao carro e sua máscara. Dê clique duplo na faixa azul da camada selecionada, evitando os ícones e o rótulo 'Layer 1'. Isso deverá abrir a caixa de diálogo Layer Style. Nela, marque e selecione o efeito Outer Glow, como sugere a figura abaixo.


21. Primeiro, em 'Blend Mode', escolha a opção 'Color Dodge'. Depois, escolha a cor branca (ou amarela, se preferir), clicando no ícone de cor, logo abaixo do controle "Noise". No menu 'Technique', escolha a opção 'Softer', para que o efeito vá suavizando, ao invés de terminar abruptamente. O valor de Spread pode ficar em 0 (zero), enquanto que Size (tamanho), pode ser definido com 40~42 pontos. Abra o menu do parâmetro 'Contour' e escolha 'Gaussian', que é a última opção da primeira linha de opções disponíveis. Clique OK para concluir esta ação.
22. Agora, com a camada selecionada, tecle [Ctrl] [J], a fim de duplicá-la. Selecione a camada do plano inferior à duplicação. Então, clique em FILTER > BLUR > MOTION BLUR. Preencha os parâmetros deste filtro como sugerido na figura abaixo.


23. Selecione novamente a Layer 1 e insira uma nova camada acima dela (e, automaticamente, abaixo das camadas onde estão o carro e a máscara). Para inserir uma nova camada, clique no botão ADD NEW LAYER, ou clique [Ctrl] [Shift] [N], após selecionar a Layer 1.
24. Nesta nova camada, vamos adicionar um preenchimento com efeito esfumaçado. Mas, antes, dê clique duplo no ícone de cor de primeiro plano, na caixa de ferramentas, a fim de modificar a cor de vermelho para cinza. A cor escolhida corresponde ao número #969696, definido no parâmetro que fica abaixo das opções de cores RGB, na caixa de cores. Ao clicar OK após selecionar a cor, clique em FILTER > RENDER > CLOUDS. Sua imagem deverá ficar como mostra a figura abaixo.

25. Com a camada (Layer 2) ainda selecionada, abra o menu de blend, logo abaixo da abinha Layers do mesmo painel, e escolha a opção COLOR DODGE. A imagem já passa a ter um novo visual, como podemos conferir na figura abaixo.



26. Retornemos, rapidamente, à camada Layer 0 superior, aquela resultado de uma duplicação no passo 22. Clique duas vezes sobre o efeito 'Outer Glow', logo abaixo do rótulo da camada (como indicado na figura abaixo). A caixa de diálogo 'Layer Style' será aberta novamente. Nela, altere a cor branca para amarela (se ela já não tenha sido escolhida anteriormente).

27. Selecione a camada correspondente ao efeito 'Clouds'. Adicione uma nova camada, que ficará acima desta. Escolha uma nova cor de primeiro plano, desta vez, usando um cinza com o código #5b5b5b. Alterne para a ferramenta de preenchimento [G] e clique na área da imagem. Agora, clique em FILTER > RENDER > FIBERS.Para a variância, defina o valor 13; para a força (strenght), defina 4. Clique OK.
28. Aplique o MOTION BLUR para este preenchimento, definindo 90º para o ângulo e 300 pixels para a distância. Clique OK.
29. Tecle [Ctrl] [T]. Gire o preenchimento cerca de 25 graus, conforme sugerido na figura abaixo. Aproveite que a camada ainda está selecionada e aumente o tamanho do objeto que acabou de girar, bastando alterar os valores 100% para 180%, por exemplo, nos parâmetros W (largura) e H (altura).

Veja, no destaque, onde você altera o grau de giro da camada selecionada.

30. Feito isso, mantenha a tecla [Ctrl] pressionada e clique no ícone correspondente ao layer (inferior) do carro e da máscara, selecionando somente o carro. Tecle [Ctrl] [Alt] [D] e altere o feather para 10 ou 15 pixels. Em seguida, selecione a camada LAYER 3, que foi preenchida com o efeito FIBERS, e clique em LAYER > LAYER MASK > REVEAL SELECTION. O resultado será algo como mostra a figura abaixo.


31. Ainda não terminamos. Sobre esta mesma camada, abra a caixa de diálogo Layer Style. Já de imediato, altere a opacidade da camada para 60%, logo abaixo do menu Blending mode. Depois, marque a opção Gradient Overlay. No menu de opções de gradiente, escolha um com as cores do arco-íris. No parâmetro 'Style' deste gradiente, escolha a opção 'Diamond', como sugerido na figura abaixo. Clique OK para concluir esta ação.


A imagem, até o momento, deve encontrar-se como mostrado abaixo.


32. Salve este arquivo como FERRARI, no formato PSD. No post seguinte, iremos adicionar algumas figuras usando a ferramenta BRUSH e finalizar este trabalho, ok?

Obrigado por vir aqui. Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário